SOFTWARE PRIMAVERA

Ao longo dos anos a PRIMAVERA BSS tem procurado acompanhar a evolução natural do mercado rumo a uma economia global, incentivando os empresários e decisores em geral a aderirem aos novos modelos de trabalho, suportados por soluções tecnologicamente avançadas que permitam uma optimização da gestão empresarial.

O estímulo à adopção de mecanismos electrónicos assentes em plataformas desenvolvidas sobre Internet, que permitam a digitalização dos processos de negócio, tem constituído mesmo um dos baluartes da empresa, que procura, através das suas soluções de gestão, colocar a inovação ao serviço da competitividade empresarial.

Nesse sentido, a PRIMAVERA BSS disponibiliza uma ampla oferta de soluções para grandes, médias, pequenas e micro organizações, que permitem colocar a inovação ao serviço da competitividade, num forte contributo para a optimização da gestão empresarial.

Aliando um serviço de excelência às necessidades de cada negócio e cobrindo toda a cadeia de valor, as soluções PRIMAVERA permitem a cada empresa adoptar as melhores práticas de gestão, assentes em mecanismos organizacionais altamente produtivos e dinâmicos.

 

MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS[+]

PRIMAVERA PROFESSIONAL é uma solução de gestão que alia as mais recentes novidades tecnológicas e funcionalidades de alta produtividade ao know-how e experiência adquiridos pela PRIMAVERA BSS, ao longo dos anos, no contacto com as 40 mil empresas que, diariamente, recorrem ao software de gestão PRIMAVERA para optimizarem os seus processos de negócios.

Este produto conta com uma base funcional bastante completa que vai ao encontro das necessidades das empresas mais exigentes. Características como a elevada usabilidade e extensibilidade, alta tecnologia e o recurso à mais recente arquitectura de desenvolvimento, dotam toda a solução de extrema flexibilidade e adaptabilidade, o que permite dar resposta às necessidades mais específicas de cada organização.

O produto PRIMAVERA PROFESSIONAL destaca-se ainda pelo rigor dado ao tratamento fiscal e pelo acompanhamento permanente das alterações impostas pelo Estado.

Elevado nível de integração

O produto PRIMAVERA PROFESSIONAL integra um conjunto abrangente de módulos, totalmente integrados, que cobrem as principais áreas das empresas, permitindo assim uma fluidez de dados entre as áreas Financeira, Logística, Tesouraria, Recursos Humanos, etc. Neste sentido, é possível uma total integração de movimentos, baseada na utilização dinâmica de uma única base de dados, evitando a redundância de processos.

ÁREA FINANCEIRA

Totalmente integrada com a Logística, a Tesouraria disponibiliza todas as ferramentas necessárias para o controlo de pagamentos, recebimentos, assim como da gestão da Tesouraria.

O módulo de Contabilidade PRIMAVERA permite organizar a contabilidade orçamental, geral, analítica e de custos de qualquer tipo de empresa. Através do módulo de Fiscal Reporting são disponibilizados todos os relatórios fiscais ou de outra natureza que devem ser entregues pelas empresas às entidades oficiais.

O módulo de Contabilidade Não Organizada permite efectuar toda a gestão contabilística de sujeitos passivos no âmbito da Categoria B – Profissionais Liberais, Pequenos Retalhistas e Empresas em Nome Individual.

O Add-In Financeiro permite integrar informação contabilística, existente nas bases de dados da Contabilidade PRIMAVERA, directamente no Excel, usufruindo desta forma de todo o potencial da folha de cálculo.

LOGÍSTICA

A procura de soluções cada vez mais avançadas e produtivas em áreas como a gestão de stocks e de armazéns, tratamento de preços e de custos, gestão das ecotaxas, cores e tamanhos e Facturação Electrónica, assim como a aposta na flexibilização crescente dos fluxos documentais e logísticos suportados fazem da área Logística do ERP PRIMAVERA o produto ideal para organizar o sector da logística das empresas.

A Logística integra ainda o módulo de POS, destinado a empresas com vendas ao balcão, preparado para funcionar de forma autónoma, em redes locais e em organizações com múltiplas filiais.

A grande flexibilidade com que se definem e se utilizam os documentos e tabelas de apoio permite implementar o circuito documental adequado às necessidades das empresas, evitando a introdução repetitiva da informação em múltiplas fases do seu tratamento. Por outro lado, a utilização do VBA, conjugada com a possibilidade de criar novos campos e tabelas, bem como definir novos mapas, permite fazer face às mais particulares necessidades de cada empresa.

TESOURARIA

O elevado nível de integração dos módulos, assim como o incremento da sua usabilidade, permitem a redução efectiva de custos, potenciando a melhoria e constante actualização da informação financeira, e evitando a introdução duplicada de dados.

Liderando a aposta na digitalização das empresa, o ERP PRIMAVERA disponibiliza opções de integração on-line com sistema bancários, aumentando a rapidez e rigor com que a informação é actualizada no sistema.

Pagamentos e Recebimentos
  • Múltiplos tipos de contas correntes, com estado associado ao documento.
  • Diversos tipos de operações: liquidações (parciais, com valores em excesso, com descontos, regularização de IVA), liquidações com letras, transferência de conta/estado, encontro de contas, lançamento directo de pendentes (ex. adiantamentos).
  • Possibilidade de registar despesas associadas à transacção sendo estas calculadas automaticamente.
  • Operações em lote, permitindo efectuar pagamentos a fornecedores ou transferência de conta/estado (aprovações por exemplo) para muitos movimentos de uma vez.
  • Gestão do limite de crédito totalmente integrado nos vários módulos da logística.
  • Retenção na fonte, e retenções de Garantia e Qualidade.
  • Entidades Associadas, permitindo uma visão de grupo de empresa ao nível dos movimentos financeiros.
  • Pagamento por PS2, com tratamento do retorno, quer de contas correntes, quer de recursos humanos.
Gestão de Tesouraria Previsional
  • Plano totalmente configurável.
  • Informação proveniente de múltiplas áreas: vendas, compras, contas correntes, encomendas, avenças, bancos e contabilidade.
  • Movimentos manuais.
  • Múltiplas formas de análise (desde anual até diária).
  • Gravação de planos previsionais.
Gestão de Bancos / Caixa
  • Múltiplos tipos de contas: contas caixa, depósitos à ordem, depósitos a prazo/aplicações financeiras, contas correntes caucionadas e cartão de crédito.
  • Tratamento das diversas operações: talões de depósito, reconciliações bancárias, transferências entre contas, liquidação/capitalização de aplicações financeiras.
  • Reconciliação Bancária.
  • Posição Bancária diária completa.
  • Impressão de cheques configurável.
  • Operações periódicas de tesouraria, permitindo automatizar lançamentos de tesouraria frequentes.
  • Calculadoras e simuladores de Calculo financeiro comum.
  • Gestão de cheques pré-datados.
  • Diários de Caixa, com mapas de Fecho e Diários por tipo de movimentação.
  • Transferência de cheques.
  • Rubricas de Tesouraria, com integração com a contabilidade.
  • Integração dos pagamentos provenientes do módulo de recursos humanos.
Títulos
  • Vários tipos de títulos: letras, livranças, remessas, outros.
  • Tratamento de todas as operações (aceite, desconto, reforma, recâmbio, liquidação). Calculadoras de apoio.
  • Rastreabilidade dos títulos.
  • Débito automático de encargos ao cliente.
Novo Editor de Operações sobre Contas Correntes
  • O novo editor é personalizável e disponibiliza novos filtros sobre a informação que pretende trabalhar.
  • O utilizador tem acesso à informação de CRM, sem sair do ecrã, para as entidades que está a consultar.
Inclusão de Entidades Associadas no Balancete de Contas Correntes
  • Permite efectuar um balancete de uma entidade, incluindo as entidades associadas.
  • Funcionalidade muito útil para que o utilizador tenha a noção de um terceiro na sua globalidade.
Recursos Humanos

Assenta num conjunto de funcionalidades de onde se podem destacar: o processamento de vencimentos, gestão contratual, gestão do cadastro, gestão de férias, Saúde, Higiene e Saúde no Trabalho, emissão de todos os mapas oficiais obrigatórios, tratamento de despesas, tratamento e emissão do balanço social, e ainda a disponibilidade de inúmeros mapas e estatísticas de gestão que permitem efectuar análises detalhadas por funcionários e departamentos, entre muitas outras.

A flexibilidade no processamento permite uma interacção directa no editor no processamento evitando, desta forma, uma excessiva necessidade de alterações mensais. A gestão contratual automatiza todo o processo do percurso contratual na organização garantindo o correcto cálculo de indemnizações, honorários, etc. no final do contrato, gerindo também todo o processo de avisos prévios de caducidade do contrato de trabalho. Outras questões como o cálculo de dias adicionais de férias, o abatimento por faltas dos subsídios de Natal e de férias e o cálculo automatizado de retroactivos nos aumentos de vencimento são totalmente geridos pela aplicação. A integração com a Contabilidade, o cumprimento das obrigações legais e a disponibilização de múltipla informação de gestão são também pontos fortes do produto.

Possibilidade de serem efectuadas alterações mensais em lote. Esta opção permite, por exemplo, registar, de uma só vez, uma hora extra ou uma falta a um conjunto de colaboradores.

Possibilidade, ainda, de definir remunerações por valor unitário na ficha do funcionário e IRT.

Processamento de Vencimentos
  • Múltiplas formas de processamento: semana, quinzena, mês ou extraordinários.
  • Registo de faltas, horas extra, remunerações e descontos por funcionário ou em lote.
  • Simulação de vencimentos (por valor líquido ou ilíquido).
  • Controlo de Ausências Prolongadas, com automatização do Pagamento do Complemento de Baixa.
  • Cálculo de retroactivos (para um ou para vários funcionários).
  • Emissão de recibos segundo múltiplos formatos com envio automático por email.
  • Pagamentos por cheque ou transferência bancária.
  • Processamento do IRS de acordo com o Domicílio Fiscal do funcionário.
  • Subsídio de Férias e Natal por tranches.
  • Marcação de Férias com controlo de dias de direito. Automatismos disponíveis para uma fácil marcação de férias facultando uma ferramenta de controlo do estado dos dias das férias com desconto devido às Faltas Injustificadas.
  • Processamento dos acrescimentos de custos de Férias, Subsídio de Férias e Subsídio de Natal, com integração no módulo da Contabilidade.
Parâmetros de Processamento
  • Total flexibilidade na definição de remunerações, descontos, faltas e horas extra.
  • Tabelas de IRS mensais ou anuais com possibilidade de definição de limites de isenção por remuneração dependendo do Vencimento Base do funcionário.
  • Possibilidade de definição de vários Instrumentos de Regulamentação de Trabalho, com associação das várias Categorias e directrizes/regras que o compõem. Afectação do Processamento do funcionário segundo as directrizes do Instrumento a que está associado.
  • Cadastro
  • Definição de Ficha completa do funcionário.
  • Registo automático de alterações ao cadastro sempre que se modifica a ficha do funcionário.
  • Possibilidade de definir grupos de cadastro adaptados às necessidades da empresa.
Contratos de Trabalho
  • Acompanhamento e gestão da situação contratual dos funcionários da organização.
  • Gestão de tipos de vínculo e respectivas durações.
  • Gestão dos limites para entrega de avisos prévios e fins de períodos experimentais.
  • Configuração dos dias de compensação para caducidades.
  • Assistente para o controlo das renovações e fins de contrato.
Independentes e outros rendimentos
  • Tratamento de todo o tipo de remunerações: trabalho independente, comissões, rendimentos de capitais, rendimentos prediais, mais valias, pensões ou outras retenções de IRC.
  • Possibilidade de registo das actividades desempenhadas pelo colaborador ao longo do mês.
  • Processamento de remunerações fixas ou variáveis de acordo com as actividades realizadas.
  • Múltiplos critérios de processamento: Colaborador, Departamento, Estabelecimento e Tipo de Rendimento.
  • Pagamento por cheque ou transferência bancária.
  • Emissão de Extractos de Conta. Registo e controlo de entrega de Recibos.
Mapas Internos de Gestão
  • Folhas de férias e mapa de vencimentos.
  • Mapa de liquidação de IRS e mapa de controlo de férias.
  • Extractos de funcionário.
  • Possibilidade de elaboração de Análise de custos com pessoal à medida do utilizador através da parametrização das colunas e da gravação das várias configurações. Estas análises podem ser emitidas tendo em conta as repartições efectuadas para os vários planos da Contabilidade (ex: Centros de Custo).
  • Emissão de estatísticas e gráficos de dados dos funcionários em que os parâmetros base podem ser qualquer campo presente na ficha do funcionário.
Gestão de Despesas
  • Registo de relatórios de despesas por Funcionário.
  • Aprovação de despesas por: Funcionário, Departamento, Estabelecimento e Tipo de Despesa.
  • Reflexão automática das despesas nos recibos processados.
SHST - Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho
  • Controlo das obrigatoriedades legais a nível de SHST (suporte em alertas e controlo de marcação consultas e exames).
  • Emissão do Relatório da Actividade do Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (papel e magnético).
  • Importação no Balanço Social da informação registada neste módulo.
  • Controlo estatístico das actividades desenvolvidas no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, como, por exemplo, exames efectuados ou acidentes ocorridos.
Operações em Lote
  • Cálculo dos Retroactivos.
  • Cálculo de Fins de Contrato.
  • Atribuição de Contratos.
  • Renovações de Contratos.
  • Cálculo de dias de férias.
Caixa Geral de Aposentações
  • Parametrização das várias Situações Funcionais definidas pela CGA. Esta tabela é distribuída com as parametrizações e situações actualmente em vigor.
  • Indicação para cada funcionário do seu estado perante a CGA através do número de subscritor e de uma possível situação funcional especial (ex. Regime de Tempo Parcial).
  • Permite transformar alterações de cadastro e movimentos de processamento em comunicações na Relação de Descontos, tornando o processo completamente automático.
  • Geração da Relação de Descontos em formato magnético.
  • Disponibilização da separação de Relações de Desconto por tipos:
  • Situações 00, Subsídios de Férias ou Subsídios de Natal.
  • Permite a completa edição dos dados processados por defeito assim como a remoção e inserção de novas linhas na Relação de Descontos.
  • Guarda o histórico das várias relações entregues, permitindo desta forma a emissão a qualquer momento de uma Relação entregue em meses anteriores.
  • Emissão da Guia de Pagamento.
PEQUENAS EMPRESAS[+]

O produto PRIMAVERA PROFESSIONAL conta com uma versão Starter, que constitui uma configuração light desenhada para a área comercial das empresas de pequena dimensão e com necessidades básicas de informatização, e que desta forma têm acesso às funcionalidades de um produto tecnologicamente superior.

A versão Starter é uma configuração "fechada", sem possibilidade de alterações de configuração, limitada a dois postos e assente numa plataforma sem possibilidade de extensibilidade.

Trata-se de uma configuração mais restrita do produto PRIMAVERA PROFESSIONAL concebida a pensar nas necessidades de gestão de empresas de pequena dimensão e que, embora disponibilize um conjunto mais limitado de funcionalidades, partilha a mesma tecnologia de topo do produto PRIMAVERA PROFESSIONAL.

Plataforma Tecnológica

O Starter assenta numa plataforma tecnológica caracterizada pela existência de inúmeros mecanismos facilitadores da utilização que se traduzem num elevado acréscimo de produtividade.

Através do Navegador, que consiste numa barra de atalhos, é possível configurar acessos rápidos para as opções mais utilizadas dentro de cada aplicação, chamar programas externos, associar links de acesso a sites, documentos, folhas de cálculo, etc. Desta forma, o utilizador poderá tornar a sua área de trabalho mais rentável.

Por outro lado, o utilizador pode criar as suas próprias listas. Os dados de diversas tabelas podem ser agrupados, filtrados, associados, de forma totalmente dinâmica. Para além de poderem ser incluídos novos campos calculados, também é possível realçar os dados de acordo com diversos critérios, utilizando cores ou formatações diferentes. Estas listas permitem ainda a exportação de dados para diversos formatos como o Excel, Word, Html, Xml, ou ainda proceder a mail merge, impressão, entre outros.

A funcionalidade de Drill-down permite navegar facilmente entre janelas relacionadas, partindo dos próprios campos das interfaces, torna-se muito mais rápido o acesso à informação e às capacidades de exploração associadas.

Por último, os produtos Starter permitem a escolha de três idiomas pré-definidos: Português, Castelhano e Inglês.

Logística

Concebida numa lógica de elevada flexibilidade, a Logística estende-se até às necessidades específicas de empresas dos mais variados sectores de actividade. O tratamento de todo o circuito comercial das empresas é assegurado por áreas que se interligam entre si de forma harmoniosa.

A procura de soluções cada vez mais avançadas e produtivas em áreas como a gestão de stocks e de armazéns, tratamento de preços e de custos, gestão das ecotaxas e cores, assim como a aposta na flexibilização crescente dos fluxos documentais e logísticos suportados fazem da área Logística do ERP PRIMAVERA o produto ideal para organizar o sector da logística das empresas.

A Logística integra ainda o módulo de POS, destinado a empresas com vendas ao balcão, preparado para funcionar de forma autónoma, em redes locais.

A grande flexibilidade com que se definem e se utilizam os documentos e tabelas de apoio permite implementar o circuito documental adequado às necessidades das empresas, evitando a introdução repetitiva da informação em múltiplas fases do seu tratamento.

Vendas
  • Tratamento de IVA aprofundado com tratamento de IVA não dedutível e locais de operação.
  • Tratamento de câmbios avançado em todos os módulos.
  • Moradas alternativas.
  • Tratamento de adiantamentos e sua ligação à conta corrente do cliente.
  • Tratamento de idiomas.
  • Preços diferentes por Cor/Tamanho, com utilização de artigos com o máximo de três dimensões na sua definição.
  • Códigos de barras por fornecedor.
  • Tratamento de orçamentos.
  • Vendas com IVA incluído.
  • Organização dos documentos por séries com controlo de datas validas, permissões.
  • Tratamento de Unidades de movimentação em todos os movimentos logísticos.
  • Reserva de stock no momento das encomendas de Clientes.
  • Múltiplos mapas de análise.
Gestão de Inventário
  • Multi-armazém
  • Gestão de lotes suportando a rastreabilidade na movimentação.
  • Tratamento de nºs de série, com suporte à criação automática de série.
  • Controlo de stocks pelos estados (disponível, reservado).
  • Unidades de Medida não lineares (ex. m2, m3,...) e totalmente configuráveis.
  • Movimentação Interna ou Transferências entre armazéns.
  • Produção/consumo automático baseado em ficha de composição do artigo.
  • Valorização ao Preço de Custo Médio, com critério geral ou ao armazém.
  • Tratamento de dimensões (cores/tamanhos) com a possibilidade de usar até 3 níveis.
  • Vários códigos de barra por artigo, tratamento de códigos de barra especiais (pesos e valores).
POS
  • Gestão de vendas ao balcão (tratamento de dimensões; possibilidade de ter mais do que um talão de vendas aberto em cada momento; pagamentos em múltiplos modos; acesso à ficha do cliente; mudanças de vendedor; suspensão e recuperação de talões; Cod.Barras)
  • Configuração do posto, desde comandos disponíveis, operações acessíveis, atalhos para comandos e artigos (PLU's), bloqueio automático.
  • Integração com Periféricos (ex. gavetas, impressoras, scanners, balanças).
  • Estatísticas (para além das estatísticas da Gestão Comercial, com este módulo é possível aceder a informação sobre a actividade de cada caixa, movimentos efectuados, vendas, rentabilidade).
Outras características
  • Cópia de Linhas (flexibiliza a geração de documentos com base em outros documentos);
  • Acompanhamento da Rastreabilidade (ciclo de transformação ou cópia de documentos);
  • Variação de Preço na transformação;
  • Ecovalor;
  • Gestão de IVA.
TESOURARIA
  • A Tesouraria disponibiliza todas as ferramentas necessárias para o controlo de pagamentos, recebimentos, assim como da gestão da Tesouraria.
  • O elevado nível de integração dos módulos, assim como o incremento da sua usabilidade, permitem a redução efectiva de custos, potenciando a melhoria e constante actualização da informação financeira, e evitando a introdução duplicada de dados.
Pagamentos e Recebimentos
  • Diversos tipos de operações: liquidações (parciais, com valores em excesso, com descontos, regularização de IVA), encontro de contas, lançamento directo de pendentes (ex. adiantamentos).
  • Operações em lote, permitindo efectuar pagamentos a fornecedores para muitos movimentos de uma vez.
  • Gestão do limite de crédito totalmente integrado nos vários módulos da logística.
  • Retenção na fonte, e retenções de Garantia e Qualidade.
  • Entidades Associadas, permitindo uma visão de grupo de empresa ao nível dos movimentos financeiros.
Gestão de Bancos / Caixa
  • Tratamento das diversas operações: talões de depósito, reconciliações bancárias, transferências entre contas, liquidação/capitalização de aplicações financeiras.
  • Posição Bancária diária completa.
  • Impressão de cheques configurável.
  • Operações periódicas de tesouraria, permitindo automatizar lançamentos de tesouraria frequentes.
  • Calculadoras e simuladores de Calculo financeiro comum.
  • Gestão de cheques pré-datados.
  • Diários de Caixa, com mapas de Fecho e Diários por tipo de movimentação.
  • Transferência de cheques.
MICRO EMPRESAS[+]
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O PRIMAVERA EXPRESS é o primeiro software de gestão, de marca reconhecida, a ser disponibilizado para download de forma totalmente gratuita. Destinado às micro empresas e empresários em nome individual, o PRIMAVERA EXPRESS é um software de gestão comercial que lhe permitirá efectuar a facturação e gestão da sua empresa recorrendo a tecnologia de topo, sem qualquer tipo de custo.

Ao efectuar o download gratuito do PRIMAVERA EXPRESS, a sua empresa terá acesso a uma solução de gestão de fácil utilização e configuração, que executa as funcionalidades básicas de uma gestão de Vendas/Pos, Stocks e Contas Correntes de Clientes, através da qual poderá modernizar a sua organização e optimizar o tratamento informático da sua área comercial.

O PRIMAVERA EXPRESS é um produto de rápida e fácil configuração e utilização que não depende da emissão de qualquer tipo de licença ou senha por parte da PRIMAVERA ou qualquer outra entidade e que, após instalação, pode ser utilizado de imediato, funcionando exclusivamente em ambiente mono-posto ou mono-utilizador.

Juntamente com o download do produto, a PRIMAVERA disponibiliza um manual de apoio à instalação e utilização que lhe permitirá facilmente usufruir das potencialidades da solução.

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